Hoje, com tantos modelos de negócios contábeis já não basta mais dizer que você tem um escritório de contabilidade, é preciso especificar bem o tipo de serviço prestado.
Assim é possível divulgar o negócio de forma mais clara e objetiva, atraindo o cliente certo para sua empresa.
Essa ação também se torna de grande importância, pois ajuda a evitar desperdícios, tais como, custo excessivo com anúncio on-line, por exemplo.
Hoje, a internet é o principal caminho para atrair novos clientes, no entanto, quando o serviço não é divulgado detalhadamente, acaba atraindo um público que não tem perfil de compra.
No final, a sua empresa perde muito.
Vale destacar que mais de 73% dos consumidores pesquisam na internet antes de realizar suas compras de produtos ou serviços, segundo estudo “Jornada de compra do consumidor”, desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo – SBVC, em parceria com o Instituto Qualibest.
Desse modo, fica evidente que definir corretamente o modelo de negócio da empresa, nos meios on-line, tais como site ou redes sociais da empresa, ajuda a atrair os clientes mais adequados.
Neste artigo, iremos apresentar quais são os principais modelos de negócios contábeis que existem e as formas geralmente usadas para atrair demanda qualificada.
Com isso, esperamos que você possa alinhar sua comunicação e faturar mais.
Se você se interessou por esse tema, continue essa leitura.
Modelos de Negócios contábeis
Podemos dizer que existem quatro modelos de negócios contábeis, que são:
- Tradicional
- On-line
- Hibrida
- Consultiva
A seguir detalharemos um pouco mais sobre o perfil de cada um desses modelos, para que você possa identificar em qual deles a sua contabilidade se encaixa.
Contabilidade Tradicional
Dentre os modelos de negócios contábeis este é o mais conhecido.
Aqui, o foco está no cumprimento das obrigações legais essenciais. Seus serviços incluem folha de pagamento, recolhimento de impostos, controles de alvará e obrigações acessórias.
Geralmente, captam novos negócios por meio da indicação dos clientes atuais.
Atendem os serviços mediante demanda, mas oferecem um atendimento mais humanizado.
Sendo assim, é ideal para clientes que preferem um acompanhamento mais pessoal e personalizado.
Contabilidade On-line
Modelo que cresceu muito nos últimos anos.
Oferece os mesmos serviços que na contabilidade tradicional, no entanto, com um custo menor e com outro perfil de atendimento.
Conta com soluções tecnológicas que dão muita eficiência e praticidade ao serviço, com melhores controles e rapidez na resolução de problemas.
Com isso, os serviços são realizados de forma remota e garantem bastante agilidade e segurança nas informações.
Disponibilizam também uma série de dados, em tempo real , para controle do cliente, tais como conciliação bancária e fluxo de caixa.
Desse modo, aumenta a autonomia do cliente que passa a ter todas as informações que precisa com apenas alguns cliques no sistema.
Esse sistema também permite padronizar alguns processos de forma personalizada, aumentando a produtividade e ajudando na gestão.
Dessa forma, são projetados para atender uma demanda maior, ganhando escala, assim possuem custos bem menores que os escritórios tradicionais.
Como atuam de forma remota, seu foco é um público mais conectado na internet, que exige mais agilidade no atendimento e procura serviços de qualidade com menor custo.
A captação de novos negócios ocorre geralmente por meio de estratégias de markeketing digital, tais como tráfego pago e SEO.
Contabilidade Hibrida
Podemos dizer que dentre os modelos de negócios contábeis esse é o mais versátil.
Atua tanto com a contabilidade tradicional, quanto on-line.
O serviço é oferecido de acordo com o perfil do cliente, que é detectado mediante correta análise, no ato da contratação.
Assim sendo, tem um importante papel de entender o público para depois direcionar da melhor forma, qual será o formato de atendimento.
O serviço fica ainda mais personalizado.
Com isso, gera mais segurança e valor ao cliente, além de estreitar o relacionamento.
Sua forma de captação de cliente pode ser por indicação ou estratégia digital.
Contabilidade Consultiva
Nesse modelo de negócio, o contador vai além dos tradicionais serviços prestados.
Sua missão é direcionar o cliente, orientando oportunidades e boas práticas.
Geralmente envolve-se no planejamento da empresa e ajuda a criar ações que contribuem na conquista dos objetivos.
Conta sempre com os melhores recursos, tais como avançados sistemas ERP e de automação contábil, mas a tecnologia não é o seu ponto central.
Dessa forma, seu foco é ser analítico e estratégico.
Sua atuação é ativa. Geralmente captam clientes mediante abordagem direta, com consultores especializados.
No entanto, também usam de estratégia digital para atrair clientes.
Seu público ideal preza por relações de parceria que gerem resultados.
Atraindo o cliente certo de acordo com os tipos de negócios contábeis
Como demonstrado, cada modelo de negócio tem um perfil de público e forma de captação.
No entanto, seja por indicação, estratégia digital ou contato ativo, todos contam com a internet para comunicar e validar seus serviços.
Sendo assim, é muito importante ter o site e redes sociais alinhados com o seu perfil.
Uma vez que, as pessoas estão cada vez mais sem tempo, procure ser claro e objetivo na sua comunicação, para que o potencial cliente possa identificar facilmente qual serviço ele terá ao te contratar.
Dentre as informações, as principais a serem destacadas são:
- O que fazemos
- Como fazemos
- Serviços prestados
- Diferenciais
- Missão, visão e valores
- Formas de atendimento
- Benefícios para o cliente
- Valores
Dessa maneira, você atrairá não apenas as pessoas certos, como também melhorará a virilidade da empresa.
Soluções para todos os modelos de negócios contábeis
Diante de um mercado competitivo, saber se posicionar é muito importante.
Apresentamos aqui os principais modelos de negócios contábeis que existem e como essa definição é importante para atrair mais clientes.
Além disso, procuramos demonstrar algumas formas de captar os clientes, de acordo com o perfil do serviço oferecido.
Independentemente de qual modelo de negócio você atua, queremos te fazer um convite:
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