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Contabilidade Humanizada

Você sabe do que se trata a contabilidade humanizada?

Para entender esse conceito, é necessário pensar sobre as inovações tecnológicas que surgiram não apenas na contabilidade, mas em todas as áreas do mercado nos últimos anos.

Os contadores estão investindo cada vez mais no formato online, que é um formato extremamente vantajoso e que oferece mais praticidade nos serviços e na comunicação com o cliente.

Mas, ao mesmo tempo, esse atendimento digital pode acabar se tornando algo robotizado e que faz com que os clientes sintam falta de um vínculo maior com o seu negócio.

Dessa forma, torna-se necessário investir em soluções práticas, mas com melhorias na parte do relacionamento, para aumentar a fidelização e satisfação dos clientes.

Contabilidade Humanizada: o que é o atendimento humanizado?

Agora que está familiarizado com o conceito da contabilidade humanizada, vamos discorrer melhor sobre a temática do atendimento humanizado e a sua importância.

Sendo assim, o atendimento humanizado funciona como um conjunto de estratégias aplicadas pelas organizações para solucionar problemas e responder às principais dúvidas do público.

A sua base é a escuta empática e acolhedora, levando em consideração as necessidades dos seus consumidores.

Trata-se de receber o cliente com atenção, realizando um serviço diferente dos serviços convencionais de atendimento. Afinal, geralmente o interlocutor segue um roteiro padronizado.

Assim, adotar técnicas de contabilidade humanizada é fundamental para que a sua organização se diferencie positivamente das outras, como uma empresa que valoriza os sentimentos dos seus clientes.

Principais características do atendimento humanizado

Para entender melhor o que caracteriza o atendimento humanizado na contabilidade é preciso prestar atenção nas suas particularidades.

Logo, na contabilidade humanizada, o cliente recebe tratamento individual e há bastante respeito às diferenças, já que o foco é otimizar o relacionamento com o cliente.

A ética profissional é realmente levada a sério e não apenas segue um roteiro. O cliente recebe atenção e acolhimento e a escuta é posta em prática.

E, mais importante, a comunicação é realizada de forma leve e clara, transmitindo confiança e permitindo a troca de informações. Dessa forma, o cliente se sente seguro e acolhido.

Benefícios da contabilidade humanizada

Atualmente, o mercado de contabilidade encontra-se bastante alterado por inovações recentes, principalmente com a vinda dos meios tecnológicos.

Você com certeza já percebeu que o setor de serviços está mais qualificado e os clientes estão muito mais exigentes.

Desse modo, a contabilidade humanizada é utilizada, sim, como uma técnica de atrair novos clientes, mas na verdade ela é muito mais do que apenas isso.

Além de atrair novos clientes, ela fideliza os clientes atuais, proporcionando a eles uma excelente experiência quanto aos serviços prestados.

Ela também motiva as equipes, para que as técnicas de melhorias na comunicação não sejam utilizadas apenas com os clientes, mas também com os demais colaboradores da organização.

Melhorando o relacionamento dos membros da equipe, a produtividade de trabalho também aumenta, além de tornar o ambiente de trabalho mais agradável.

E, por último, as técnicas de atendimento humanizado aumentam a confiança do público e a credibilidade do escritório de contabilidade perante o mercado e a concorrência.

Portanto, já passou da hora de começar a aplicar técnicas de contabilidade humanizada no seu escritório.

Pois isso trará apenas vantagens, tanto para os clientes, quanto colaboradores, gestores, e também a saúde financeira da sua empresa.

Como relacionar o atendimento humanizado com a tecnologia?

Uma forte característica da contabilidade humanizada é a personalização da escuta e o diálogo acolhedor, tornando difícil imaginar que a tecnologia possa fazer parte disso.

Porém, não se prenda nessa ideia, pois a utilização de novas tecnologias nos negócios está presente em todas as áreas, principalmente a contabilidade.

Os recursos digitais otimizam os processos não apenas de forma robótica e padronizada.

É possível utilizar técnicas para que, mesmo utilizando os benefícios da tecnologia, a humanização no relacionamento com o cliente não seja perdida.

Afinal, os recursos digitais não podem ser descartados, já que eles oferecem muito mais agilidade e eficiência às empresas.

Portanto, é fundamental ter em mente que o investimento em automação não exclui o fator humano, pois os colaboradores continuam responsáveis por várias funções, como o atendimento.

Por isso, é possível sim relacionar o atendimento humanizado com a tecnologia e ambos devem andar juntos para conquistar resultados cada vez melhores para a organização.

Além disso, é preciso pensar na contabilidade humanizada não apenas no atendimento ao cliente, mas também para melhorar o ambiente interno.

Nesse sentido, a dica é escute as dores de sua equipe, entenda o que pode ser feito para deixar o ambiente mais agradável. Adotar algumas tecnologias ajuda muito a melhorar a produtividade da equipe, que em contrapartida conseguirá prestar um atendimento mais qualificado ao cliente.

Como implantar a contabilidade humanizada?

Depois de entender melhor sobre os benefícios do atendimento humanizado e saber qual é a sua importância para a contabilidade, entenda sobre como colocar o conhecimento em prática.

  • Ouça os seus clientes com atenção e empatia. Qualquer queixa, sugestão, reclamação ou elogio. É importante investir em soluções e fazer com que o cliente se sinta acolhido.
  • Transmita a sensação de exclusividade ao cliente. É por isso que focamos na ideia de atendimento personalizado, para que o cliente se sinta único.
  • Invista numa linguagem acessível. A linguagem da contabilidade possui vários termos específicos, que causam dúvidas em quem não é da área. Com os clientes, utilize uma linguagem de fácil entendimento.
  • Aposte em múltiplos canais de atendimento. Dessa forma, o cliente não terá dificuldade para contatar a sua empresa para reclamações, sugestões ou elogios (ou até mesmo a contratação de serviços).
  • Mostre o rosto da equipe. Isso transmite mais confiança e aumenta a chance do fortalecimento de um vínculo afetivo.
  • Melhore os processos internos para que sua equipe tenha mais tempo para investir em atendimento e relacionamento

Adote já o conceito de contabilidade humanizada?

Na era do digital, falar em relação humana parece até andar na contramão, mas na verdade é exatamente o contrário.

Com tantas tecnologia e contabilidades operando 100% no formato digital, falar de humanização pode ser um diferencial competitivo.

A aproximação com o seu cliente pode despertar para um novo conceito de atendimento, que aumentará não apenas a satisfação deles, mas sua fidelização e indicação.

Não podemos esquecer que a parte mais importante de todas as empresas sempre será os seus clientes e todo cliente deve ser respeitado, acima de tudo, pelo que ele é como ser humano.

Ou seja, é essencial satisfazer o cliente pelos serviços prestados, mas principalmente pelo relacionamento.

Como vimos é totalmente possível atender de forma online, sem perder a qualidade e humanidade do atendimento.

No entanto, é preciso investir em soluções que te ajudem a ter mais tempo no relacionamento com o cliente.

Para quem quer começar a adotar o conceito de contabilidade humanizada, a recomendação é analisar os processos atuais, trabalhos manuais e repetitivos que tiram tempo da equipe e procurar formas de otimizar as tarefas, deixando a equipe mais livre.

Com isso, dê treinamento para todos os colaboradores que atuam junto ao cliente e mostre o quanto o atendimento humanizado fará a diferença nos resultados a longo prazo.

Mostre que não se trata apenas de falar bem ou ficar disponível quando cliente precisa, mas se relacionar de forma respeitosa e empática, sempre focada na solução ao cliente.

Esperamos que esse artigo te ajude a deixar sua contabilidade humanizada.  

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