Fones: (11) 5555-9848

Planejamento 2023: Por que fazer e por onde começar?

Você já começou a pensar no planejamento 2023 para o seu negócio?

Para muitas empresas é comum realizar o planejamento estratégico, onde definem objetivos, metas, plano de ação e métricas de controle.  No entanto, poucas realizam a manutenção deste planejamento de forma anual.

Nesse artigo, o objetivo não é ensinar sobre planejamento, mas destacar porque é importante mantê-lo atualizado.  

Uma empresa que está sempre parada na sua zona de conforto, certamente não se destaca e não ganha a preferência dos seus potenciais clientes.

É por isso que é essencial estar sempre se atualizando e buscando métodos novos de garantir a satisfação dos clientes, aumentando a qualidade dos seus produtos ou serviços.

Assim sendo não basta apenas fazer o planejamento quando a empresa começa a funcionar, mas sim periodicamente, de acordo com a necessidade do negócio.  

Vale lembrar, que um planejamento antigo, que estava dando certo até agora, já não é mais o suficiente para continuar garantindo o crescimento da sua empresa

Por isso, o ano de 2022 está terminando e está na hora de dar início ao seu planejamento 2023, para garantir bons frutos do seu trabalho no próximo ano.

Acompanhe a leitura para entender melhor como realizar esse planejamento e o que o impacta.

Planejamento 2023: Comece avaliando o cenário econômico

Mesmo criando as melhores estratégias, para o seu planejamento 2023 ter sucesso é importante estar atento não apenas ao ambiente interno da empresa, mas também avaliar o cenário do mercado

Por isso, estude todos os fatores que afetam o seu negócio, como economia, política, mudança de nas leis e tributação, por exemplo. Uma forma de fazer isso é acompanhar a previsão de especialistas em cada um dos assuntos.

Uma dica é que mesmo que os economistas, no geral, realizem análises positivas, sempre considere possíveis oscilações e mudanças de comportamento, assim sua empresa também estará preparada par lidar com situações adversas.

Considerar as variáveis negativas não era muito comum na hora de realizar um planejamento, no entanto após 2 anos de isolamento, muitas empresas entenderam que também é necessário considerar os fatores que impactam radicalmente os negócios.

Assim sendo, como os fatores externos são itens que não se pode controlar, a ideia é sempre fazer o planejamento 2023 visando o máximo de possibilidades.

Essa etapa das avaliações de cenário geralmente é realizada seguindo os padrões da análise SWOT, que é simples, mas muito eficientes para avaliar as ameaças e oportunidades.

Feito isso, é o momento de começar a pensar nas suas próximas metas e objetivos para garantir o sucesso do seu negócio.

Como realizar o Planejamento 2023?

O planejamento 2023 deve tomar como base o que já está previsto no planejamento estratégico da empresa.

Sendo assim, depois de avaliar o cenário, siga fazendo uma análise de tudo que foi planejado e não realizado, identifique os motivos e trace nos prazos.

Esse pode ser o ponto de partida do seu planejamento 2023.

Para facilitar o entendimento vamos citar um exemplo. Empresa A definiu no planejamento estratégico que o objetivo é em até 5 anos se tornar líder em custo, para isso o plano era em um ano rever todos os processos, avaliar e fechar parcerias com novos fornecedores, adquirir novos maquinários e reduzir preços em até 5%.

Esses planos de ação, acaba se tornando o planejamento anual da empresa.

Sendo assim, é importante avaliar o que foi realizado ou não e com base nisso montar o planejamento do ano seguinte.

Desta forma, seu planejamento anual ficará mais fácil de executar e, o principal, estará sempre alinhado com os objetivos macro da empresa.

Para essa atualização, além da avaliação de cenários já mencionada acima, consideramos também três pontos que não pode faltar: Conhecimento sobre o negócio, controles modernos e adesão a tecnologia. Sobre isso, falaremos mais a seguir.

1.  Conheça o seu negócio

O que a sua empresa tem a oferecer? Quais são os seus princípios e valores? O que você deseja adicionar na vida dos seus clientes?

Logo, é fundamental pensar em todas essas questões antes de iniciar o seu planejamento 2023.

Pois uma empresa que não conhece a própria identidade, não está em posição para aproveitar muitas oportunidades de crescimento.

Dessa forma, é necessário adquirir confiança na proposta do seu negócio, para agregar valor ao mercado, e aos seus clientes.

Ademais, também precisa entender como anda a situação financeira da empresa, a sua imagem no mercado e a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos.

2.  Invista em métricas tecnológicas de desempenho

Atualmente, o mundo digital conta com diversas ferramentas que permitem que os gestores de uma empresa analisem o seu desenvolvimento e resultados.

É mais uma das vantagens da tecnologia. Ela permite que os colaboradores percebam onde estão errando com facilidade, para poder criar estratégias para melhorar e lucrar cada vez mais.

Antigamente, o acesso a essas informações era mais dificultado.

As métricas são excelentes ferramentas para possibilitar feedbacks e ajustes. Caso não entenda muito dessa área, poderá optar por contratar um analista de métricas.

3.  Aplique soluções tecnológicas

Aplicação de soluções tecnológicas não pode faltar no planejamento 2023.

Pois a tecnologia é uma excelente forma de automatizar os processos atualmente. O que significa que, serviços que antes demoravam para serem resolvidos, agora são resolvidos com agilidade.

O que aumenta também a produtividade do colaborador, permitindo que ele tenha mais tempo para se dedicar a outros pontos importantes e também dê uma maior atenção aos clientes.

Outra solução tecnológica interessante é a variedade dos canais de comunicação. Isso permite que, onde quer que você esteja, consiga falar com os seus clientes e apresentar soluções.

O mundo da tecnologia deixa tudo mais prático, para que a parceria não seja complicada nem para o cliente, e nem para o profissional.

Outras plataformas excelentes para passar a utilizar no seu dia a dia no trabalho, são os softwares de automação de tarefas manuais, diminuindo também a margem para erros.

E, para garantir uma melhor experiência aos seus clientes, invista também em plataformas de armazenamento de documentos, para que possa organizar tudo em um mesmo lugar, facilitando o acesso dos seus clientes.

Sem a aplicação de métodos tecnológicos, a sua empresa fica atrás da concorrência, perdendo até mesmo alguns dos clientes fiéis, pois uma empresa que não sai do mesmo lugar acaba sendo desvalorizada.

Além disso, as inovações tecnológicas representam oportunidades bem maiores de se dar bem em qualquer carreira.

As vendas online, por exemplo, estão em alta desde o início do período do isolamento, e vem se tornando cada vez mais comuns, o que é essencial para empresas fornecedoras e vendedoras de produtos.

Para os prestadores de serviço, a tecnologia é igualmente vantajosa, pois ela permite captar clientes em todas as regiões do Brasil, além de facilitar os meios de comunicação e a organização de documentos importantes.

Ou seja, a tecnologia é uma solução vantajosa para qualquer modelo de negócio. Por isso, a melhor forma de realizar o planejamento 2023, é incluindo métodos tecnológicos para as suas estratégias.

Comece agora mesmo seu planejamento 2023

Como procuramos demonstrar, o planejamento 2023 deve ser totalmente alinhado com o planejamento estratégico da empresa, visando a melhoria dos processos e a relação com os clientes.

Afinal, os clientes sempre estarão em buscas de habilidades novas e é por isso que é essencial estar sempre atento às atualizações do mercado da sua área de atuação.

Esperamos que esse artigo tenha ajudado a demonstrar porque é importante realizar o planejamento periodicamente e que te incentive a começar agora mesmo.

Caso você não tenha um planejamento estratégico definido, recomendamos também a leitura abaixo:

Planejamento estratégico para escritórios de contabilidade

Para os profissionais da área fiscal e contábil também deixamos outra dica. No seu planejamento 2023 não esqueça de considerar investimento em tecnologia e inovação que tornam o seu trabalho mais eficiente e produtivo, como o Robô e-CAC, por exemplo. Quer saber mais? Fale com a CNSmart.

Compartilhe esse post

Preencha abaixo e receba informações e dicas contábeis no seu e-mail!

Gestão de Tempo na Contabilidade

Realizar uma boa gestão de tempo na contabilidade é essencial para garantir uma maior produtividade para os colaboradores. Dessa forma, eles poderão focar em processos

Leia mais »

Contabilidade Humanizada

Você sabe do que se trata a contabilidade humanizada? Para entender esse conceito, é necessário pensar sobre as inovações tecnológicas que surgiram não apenas na

Leia mais »

Informe aqui sua dúvida