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Chegou a hora de fazer planejamento estratégico

Planejamento estratégico para escritórios de contabilidade

Final de ano chegando, você já fez o seu planejamento estratégico?

O ano de 2022 promete ser marcado por grande incerteza, que afetará todos os setores econômicos do Brasil.

Os empresários precisam se preparar para diversas possibilidades.

Se as taxas de desemprego, crise hídrica e inflação seguirem no ritmo atual, muitas empresas serão impactadas. Também teremos grandes incertezas economicas, por conta do ano eleitoral. Além disso, a nova variante da COVID (Ômicron) também traz um clima de tensão, alertando sobre uma possível terceira onda da pandemia.

Por outro lado, também existe o otimismo. As pessoas estão ansiosas por viver experiências reais pós pandemia, o que promete alavancar ainda mais o setor de serviços, principalmente a área do turismo.

O empresário da contabilidade deve ficar alerta a todos esses movimentos. É importante identificar as ameaças e oportunidades para o negócio e, principalmente, fazer uma boa gestão dos custos.

Pensando nisso, selecionamos algumas dicas essenciais que vão te ajudar a construir um planejamento estratégico objetivo para enfrentar os desafios de 2022. Confira a seguir!

Por onde começar o planejamento estratégico?

Quebra cabeça formando a palavra Plan de Planejamento estratégico

Talvez você pense que planejar é algo demorado e complexo, no entanto é totalmente o oposto.

A função do planejamento estratégico é tornar suas ações mais efetivas, permitindo que você identifique possíveis problemas e antecipe ações para solucioná-las.

Para começar, estabeleça alguns fatores, tais como:

Missão, visão e valores da empresa

Aonde você quer chegar com o seu escritório de contabilidade? Quais são os valores da sua marca? Qual o seu propósito empresarial?

Essas informações norteiam o planejamento estratégico, pois a partir do momento que você define, por exemplo, que sua visão é ser líder de mercado, todas as suas ações a partir de então deverão ser executadas visando tornar esse discurso uma realidade.

Investimentos em tecnologia, contratação de profissionais, serviços que serão prestados, formas de lidar com o mercado, tudo isso será reflexo do que você definir nessa etapa.

Defina o seu negócio

Você tem uma contabilidade, mas o mercado sabe quais são todos os serviços prestados pela sua empresa? Melhor, você oferece todos os serviços que o mercado espera da sua área?

Muitas vezes, as empresas perdem clientes por não saber se comunicar de forma clara qual o negócio da empresa ou por oferecer serviço incompleto.

Defina o objetivo estratégico

Sabe aquela frase que diz “Quem não sabe aonde vai, qualquer caminho serve”? Essa é uma realidade muito grande nos meios empresariais. 

Muitas empresas nasceram de uma oportunidade de momento, ou seja, sabiam fazer o serviço e sabiam que tinha demanda. No entanto para sobreviver num mercado cada vez mais competitivo é preciso ir além.

Definir o objetivo é a parte principal de um planejamento estratégico. Por isso, antes de continuar lendo esse artigo, responda a pergunta: Aonde você quer chegar, qual o seu objetivo?

Já ouvimos muitos empresários dizerem “Quero manter minha empresa ativa e ganhar dinheiro”. No entanto, essa não é a melhor definição de objetivo, pois além de não ser algo claro, passa a desestimular as pessoas envolvidas, como os colaboradores da empresa, por exemplo.

Procure algo que de inspiração para todos.

O objetivo deve ser desejável e tangível. Essa definição, além de fazer com que todos compreendam claramente os propósitos da empresa, vai estimular a equipe a lutar verdadeiramente pela realização deles.

Em resumo, com objetivo sua empresa deixará de seguir sem direção e passará a ter um caminho definido e que será perseguido por todos.

“Conquistar a liderança de mercado, na região Sudeste, em até 5 anos”, é um bom exemplo de objetivo claro para um planejamento estratégico.

Estudo de mercado

Acompanhe de perto tudo que ocorre no seu segmento e mercado de forma geral, os movimentos da concorrência, a forma de atuação dos clientes, mudanças de fornecedores e ações governamentais.

Estudar o mercado te torna mais competitivo, pois te permite antecipar oportunidades para o seu escritório contábil.

Conheça suas forças e fraquezas. Fique atento as oportunidades e ameaças

Definindo os fatores citados anteriormente é hora de começar a analisar com detalhes o seu negócio e o mercado.

Philip Kotler, o guru do marketing, definiu a analisa das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças como um excelente demonstrativo qualitativo que auxilia na percepção dos aspectos positivos e negativos do seu serviço.

Essa análise, conhecida pela sigla em inglês SWOT ou FOFA em português, consiste em identificar um conjunto de variáveis controláveis e incontroláveis, tornando a tomada de ações mais eficazes, dando mais consistência ao planejamento estratégico.

Entende-se por variáveis controláveis tudo aquilo que está dentro da sua empresa e pode ser controlado por você. Já as variáveis incontroláveis são externas e independem das suas ações, tais como imposição de novos tributos e surgimento de novas concorrentes.

Para facilitar o seu entendimento, faremos a seguir uma simulação de SWOT para um escritório de contabilidade

S (Strengths), F (FORÇA) 20 anos de experiência Mix de serviçosW (Weaknesses) F (FRAQUEZA) Excesso de trabalhos manuais  Equipe desatualizada
O (Opportunities) O (OPORTUNIDADES) Atuação em novos serviços, como a contabilidade consultiva Prospectar novas empresas no segmento de serviços (turismo, por exemplo)  T (Threats) A (AMEAÇAS) Crescimento das contabilidades digitais Mudança política Crise econômica

Procure listar nessa análise tudo que impacta no seu objetivo estratégico, que foi definido na etapa inicial do planejamento.

Estabeleça um plano de ação

Agora é hora de transformar a análise em ações efetivas.

As Forças e Oportunidades da sua contabilidade é algo que você deve ressaltar na sua oferta de serviços. Já as suas Fraquezas e Ameaças devem ser combatidas ou minimizadas.

Você deve olhar as fraquezas e ameaças com prioridade e estabelecer um plano de ação para resolver cada um dos problemas identificados.

Para traçar um plano de ação bem objetivo, garantindo que ele será executado, recomendamos seguir o método 5W1H, que apesar do nome diferente é bem simples de entender e aplicar.

Chama-se 5w1h simplesmente pois essa metodologia visa responder 6 perguntas em inglês, onde 5 delas começam com a letra W e 1 com a letra H. Ao responder essas perguntas, automaticamente o seu plano estará formado. São elas:

  • What: O que  
  • Why: Por que 
  • Where: Onde 
  • When: Quando 
  • Who: Por quem 
  • How: como  

Considerando o exemplo citado anteriormente, sobre o escritório de contabilidade que tinha como fraqueza o excesso de trabalhos manuais, veja como ficaria o 5W1H:

O QUE (What)POR QUE (Why)ONDE (Where)QUANDO (When)POR QUEM (Who)COMO (How)
Contratar uma ferramenta para monitoramento e-CAC automáticoPara reduzir o excesso de trabalhos manuais CNSMartPróxima semana(Nome) Gestor contábilEntrar no site do fornecedor e fazer teste grátis

Observe que ao responder as perguntas, você estabelece objetivos, ações, prazos e responsabilidades, tornando muito mais fácil controlar os resultados depois.

Lembre-se também que esse plano de ação deve estar totalmente focado com o objetivo determinado dentro do seu planejamento estratégico, ou seja, cada uma das ações deve te levar a chegar aonde quer.

Envolva toda sua equipe na composição do planejamento estratégico

5 pessoas reunidas para falar de planejamento estratégico

Um erro comum das empresas é fazer o planejamento estratégico de forma isolada, apenas com a diretoria da empresa, sem envolver toda a equipe.

Nesses casos, eles apenas comunicam e esperam que a equipe “faça acontecer”. O resultado é que geralmente esse tipo de formato fracassa, pois muitas vezes o planejado não condiz com a realidade da operação.

Por isso, o ideal é um trabalho em conjunto.

Cabe a direção da empresa determinar o objetivo estratégico.

Aos gestores cabe a missão de montar o plano de ação, de acordo com sua área, mostrando de que forma podem contribuir para que a empresa alcance o objetivo determinado.

Os gestores devem fazer a ponte entre a operação e direção, considerando todos os fatores. Por exemplo: Se o gestor entende que ter mais agilidade nas tarefas, vai contribuir para que a empresa consiga atender mais clientes, ele deve propor ferramentas e meios para ganhar esse dinamismo.  

No exemplo que citamos no 5W1h ficou bem evidenciado como fazer essa apresentação. O gestor identificou que quer reduzir o excesso de trabalhos manuais para ter mais agilidade, para isso sugeriu contratar uma ferramenta de automação contábil. Pesquisou quais são as possiblidades, valores e determinou prazo para contratação e execução do teste grátis. Feito isso, ele validará se de fato aquela é a opção ideal para a empresa e fará a contratação.

Veja que cabe ao gestor toda construção de um plano tático.

Os gestores apresentam suas propostas para diretoria, que fará a avaliação final, aprovando ou não cada ação proposta.

Feito isso, fazem os ajustes necessários e finalizam o planejamento estratégico em conjunto.

Aprovado as ações entre gestores e diretoria, o planejamento entra em ação. Cabe a cada gestor comunicar sua equipe sobre as definições tomadas, para que todos saibam a importância do trabalho que executam e o impacto nos resultados finais da empresa.

Comunicação é a chave do sucesso para que o planejamento estratégico saia do papel e se torne realidade.

Controle

Por fim, estabeleça ferramentas de controle para mensurar se as ações estão ocorrendo conforme o previsto.

Os gestores podem emitir relatórios mensais para informar o andamento do plano.

Reuniões de alinhamento bimestral ou trimestral também são importantes, pois muita coisa pode mudar o plano no meio do caminho e necessitar de algum ajuste.

Muito importante destacar que o planejamento estratégico não é algo inflexível. Ele deve estar pronto para se adaptar conforme os movimentos e cenários que se apresentam ao longo do ano.

Comece agora o seu planejamento estratégico e tenha mais sucesso em 2022.

Desde a antiguidade o homem precisou se planejar para conquistar seus objetivos. Planejamento então não é algo moderno, mas sempre foi muito funcional.

Num ano repleto de incertezas, essa ferramenta torna-se ainda mais importante, podendo ser a diferença entre crescer ou apenas sobreviver. 

Procuramos dar aqui as ferramentas essenciais para construir um planejamento estratégico objetivo e eficaz. Esperamos que esse artigo te ajude e inspire para construir um ano novo mais sustentável para sua empresa.

Se precisar de solução contábil, conte conosco! Será um prazer contribuir contigo.

Sucesso!

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