Receita Federal emitiu um alerta sobre novo golpe do pix para pagamento de guia falsa do Simples Nacional.
A nota foi divulgada no último dia 21 de março de 2022, pelo site do Conselho Federal de Contabilidade. Entenda e fique atento!
Entenda mais sobre o Golpe do PIX
O golpe do pix ocorre da seguinte forma:
Uma espécie de guia para pagamento simula um Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), e está sendo enviado por correspondência, com indicação de “Simples Nacional” como remetente.
No documento falso, a única opção de pagamento é via PIX, ou seja, não há código de barras ou outro meio.
Ao ser direcionado para o sistema de pagamento, aparece o nome de uma empresa privada denominada SIMPLES PAGAMENTO ONLINE LTDA.
O contribuinte se confunde e paga para essa empresa pensando se tratar de um órgão púbico.
Como o contribuinte faz para evitar cair nesse golpe do pix?
Para não cair em fraudes assim, como esse novo golpe do pix, a orientação é ficar sempre atento se os pagamentos pendentes e dívidas estão de fato em aberto nos sites oficiais dos órgãos públicos.
Os sites são sempre representados como “gov.br”
As dívidas do Simples Nacional podem ser consultadas no portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal em gov.br/receitafederal.
Outra fonte de consulta é o Portal do Simples Nacional, em www8.receita.fazenda.gov.br/simplesnacional.
Atenção empresários optantes pelo Simples Nacional, vocês são o alvo desta vez!
Os golpistas utilizam elementos conhecidos como a logomarca oficial do Simples e termos técnicos para tentar dar veracidade ao documento falso.
Com ameaça de multa altíssima de até 225% sobre o valor cobrado, tentam pressionar as possíveis vítimas para que paguem com celeridade e, dessa forma, buscam tirar a atenção dos detalhes importantes.
Não se deixe enganar!
Pagamentos apenas nos órgãos oficiais.
Fonte: CFC
Aproveite sua visita em nosso site e receba agora um teste grátis no nosso robô, que realiza monitoramento fiscal dentro do portal e-CAC da Receita Federal.
Para ter acesso, basta clicar nesse link Quero meu Teste Grátis
Esse sistema é aprovado pela Receita Federal e garante mais agilidade no trabalho, segurança nas informações e redução de erros operacionais.
Quer saber mais? Clique aqui!