No último dia 12 de dezembro, o CFC – Conselho Federal de Contabilidade divulgou o resultado das Olimpíadas Brasileiras de Contabilidade (OBC).
As Olimpíadas foram realizadas após dois anos (2020 e 2021) sem atividades, em função da pandemia de Covid-19. Nesse período, o projeto foi adaptado e deu lugar à Maratona Online de Conhecimento Contábil.
Em 2022, os destaques foram a Universidade Federal de Sergipe (UFS), campus Itabaiana, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que ocuparam as cinco primeiras colocações. Nessa edição, as provas nacionais aconteceram, em Brasília, no dia 8 de outubro.
Neste ano, UFS ITA conquistou o 1º e o 2º lugares. Já a UFRJ ocupou a 3ª e 4 ª colocações. Fechando o ranking das cinco universidades mais bem posicionadas, ficou a UFPB.
Entenda mais sobre as Olimpíadas Brasileiras de Contabilidade
A Olimpíada Brasileira de Contabilidade (OBC) é um Projeto de Extensão dos professores do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da Universidade de Brasília (UnB), inovador para a classe, que surgiu pensando nos benefícios que uma competição estudantil possa trazer aos alunos e professores das instituições de ensino superior.
Sua primeira edição aconteceu em novembro de 2014, com as Olimpíadas Internas da UnB, as OBC tiveram sua efetivação com um exame aplicado aos alunos de Ciências Contábeis.
Depois de testados os mecanismos de avaliação na UnB, em 2015, a metodologia foi replicada na Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal da Paraíba, Unipê da Paraíba e UDF Centro Universitário de Brasília que cadastraram em suas unidades o projeto como atividade extraclasse, possibilitando e promovendo também a sua 1ª Olimpíada Interna.
De 2015 a 2018, foram realizadas em cada IES as Olimpíadas Internas de Contabilidade (OIC), primeira fase, que selecionaram os cinco melhores estudantes para participar da segunda fase das Olimpíadas Brasileiras de Contabilidade (OBC). Em 2017 o projeto contou com a participação de 14 instituições de ensino. Já a edição de 2018 contou com a participação de 18 instituições de ensino e envolveu mais de 500 alunos.
O projeto está em franco desenvolvimento e ano após ano conta com a participação de mais IES públicas e privadas para continuar difundindo o conhecimento da contabilidade em todo o país.
Dentre os objetivos da Olimpíadas Brasileiras de Contabilidade, destaca-se:
- Promover uma competição entre os estudantes de ensino superior, além de cativar o interesse dos jovens pela Ciência Contábil.
- Gerar uma sinergia entre diversos atores da contabilidade.
- Gerar subsídios para professores avaliarem os recursos pedagógicos utilizados nas disciplinas ministradas em suas instituições.
- Identificar fatores de desempenho dos alunos e rendimento do curso permitindo correções e ajustes nos mecanismos de ensino.
- Estimular o ensino da contabilidade com qualidade no universo brasileiro, desenvolvendo e aperfeiçoando a capacidade dos alunos e professores na melhoria do ensino. Assim, a OBC auxilia na descoberta de jovens talentos.
Importância das olimpíadas para o mercado contábil
A CNSmart entende que as Olimpíadas Brasileiras de Contabilidade vai além de um projeto estudantil, mas seus resultados podem contribuir para fomentar o crescimento e a inovação no setor contábil.
Afinal, são dessas iniciativas que surgem estudos e pesquisas que ajudam a melhorar processos e tecnologias e, que geram benefícios para todos.
Vale destacar também que investindo no aperfeiçoando e capacidade dos jovens, o mercado também se beneficiará de futuros profissionais cada vez mais visionários, estratégicos e competitivos.