Quem é da área contábil certamente já recebeu notícias do Jornal Contábil, Portal Contábeis e outros, mas hoje queremos te fazer uma pergunta fundamental: Você sabe usar a informação que eles passam a favor da sua profissão?
Além disso, também queremos saber: Você explora outras fontes de informação para buscar inspiração para sua carreira e seus negócios?
Para quem quer ser um profissional diferenciado é preciso saber antecipar as oportunidades e tendências. Sendo assim, saber usar bem a informação faz toda a diferença, gera oportunidades e até aumenta o faturamento.
Se você quer saber como os contadores podem usar a informação a favor da sua profissão e gerar oportunidades reais de negócio? Recomendamos que confira ese artigo até o final.
O poder da informação
“Saber é poder”, essa frase de Francis Bacon, muito usada até os dias de hoje, resume bem a importância da informação.
Você pode ser um excelente profissional contábil, dominar todas as técnicas, mas só tem uma coisa que te faz ser autentico e estar sempre a frente: A informação.
Informação é um conjunto de dados que são processados e organizados de forma a gerar conhecimento. Quando bem interpretados contribui com o pensamento crítico, ampliando o entendimento e ajudando na evolução do ser humano de forma geral.
O pesquisador Le Coadic, autor do livro Ciência da Informação, ressalta em sua obra que o mais importante da informação é o uso que se faz dela. “O objetivo final de um sistema de informação deve ser pensado em termo dos usos e dos efeitos resultantes desses usos nas atividades dos usuários. A função mais importante do sistema é, portanto, a forma como a informação modifica a realização dessas atividades”, ressalta o autor.
Dessa forma, a informação tem o poder de transformar aquele que a obtém, sabendo interpretar e colocá-la em prática, tanto nas questões pessoais, quanto profissionais.
Por isso, a partir de agora, ao ler qualquer notícia seja no Jornal Contábil ou em qualquer outra mídia, procure avaliar o “uso” que você fará dela.
Case de sucesso: Como a informação pode gerar oportunidades
Desde 2013, a Syhus contabilidade optou por trabalhar de forma segmentada, se especializando em atender startups e empresas de tecnologia. Essa decisão não foi em vão, ela ocorreu exatamente no momento em que o crescimento das startups era anunciado em todo o Brasil.
Na matéria do DC Comércio eles ressaltam que a ideia surgiu quando os sócios perceberam que existia uma lacuna no mercado. “Muitos escritórios convencionais não entendem o modelo de negócio desse tipo de cliente. A maioria dos contabilistas acaba enquadrando as startups nas regras gerais, o que gera mais gastos tributários”, afirma Cristiano Freitas, sócio-fundador da Syhus.
O plano parecia arriscado, mas eles haviam estudado o mercado e estavam bem informados de que havia projeção de crescimento para o segmento de startups, por isso decidiram apostar em atender esse nicho oferecendo serviço contábil exclusivo. No primeiro ano, atenderam a mais de 180 empresas, 3 anos depois passaram para 320, sendo que 95% desse número eram startups. Além disso, em três anos o faturamento da empresa cresceu 179%.
A aposta dos empresários foi perfeita! O segmento de startup cresceu de forma exponencial nos últimos anos, tornando o Brasil o maior polo para crescimento desse tipo de empresa. Relatório da McKinsey, divulgado pela Exame.com aponta que houve um aumento considerável no valor e na quantidade de aportes em empresas de tecnologia durante a última década. Até 2012, apenas 60 milhões de dólares haviam sido investidos em startups brasileiras, em 2019 esse número já ultrapassava 2,4 bilhões de dólares e 0,12% do PIB.
Nesse case, podemos evidenciar como a informação destacou uma tendência, gerado uma excelente oportunidade de negócio. É provável que esse dado não foi encontrado nas mídias do setor, tais como Jornal Contábil, mas isso vamos avaliar nos tópicos a seguir.
Jornal Contábil, Portal Contábeis, CFC e Receita Federal
4 provedoras de informação que todo contador deve acompanhar
Como vimos, a informação é essencial, por isso é importante criar uma rotina de acompanhamento diário das notícias, analisar e tentar extrair os benefícios delas.
Comece pelas informações diretas que envolvem o setor contábil. Veja 4 veículos que todo contador deve acompanhar:
Jornal Contábil
O Jornal Contábil é o maior portal de notícias de Minas Gerais e um dos maiores do Brasil, como mais de 55 Milhões de leitores mensais.
Diariamente, o jornal contábil divulga informações e notícias sobre diversos temas, tais como microempreendedor individual, contabilista, microempreendedor, crédito, INSS, aposentadoria, Imposto de Renda, INSS, entre outros.
Portal Contábeis
O Portal Contábeis é o maior veículo de comunicação da Internet no meio contábil além de estar entre os 10 sites mais acessados do Brasil na categoria de Finanças e Negócios. Além de prover informação de qualidade, eles possuem um fórum onde uma comunidade ativa está pronta para discutir, opinar e participar de tudo o que envolve o mundo contábil.
CFC – Conselho Federal de Contabilidade
www.cfc.org.br
O Conselho Federal de Contabilidade (CFC), além de orientar, normatizar e fiscalizar o exercício da profissão contábil, também possui uma Agência de Notícias, onde diariamente divulga informações sobre Receita Federal, dados sobre a profissão de contador e ações de desenvolvimento da área.
Receita Federal
https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/noticias
Outro órgão que também possui uma agência de notícias destinada a tudo que envolve os tributos federais é a Receita Federal. As informações desse canal, mais do que contribuir com o desenvolvimentos do profissional, ajuda a evitar atrasos e pagamentos de multas.
Do Jornal Contábil aos veículos que ditam tendências de mercado
No case da Syhus fica perceptível que os empresários foram além das informações encontradas no Jornal Contábil e demais portais destinados exclusivamente para o profissional da área. Eles foram buscar informações mais amplas e que permitem despertar o olhar visionário.
Selecionamos alguns desses veículos. Confira!
Mundo Marketing
O Mundo do Marketing é uma ferramenta de inteligência estratégica que auxilia pequenas, médias e grandes empresas na tomada de decisões que possam fazer a diferença nas organizações e na vida das pessoas.
No Inteligência, pesquisas, estudos, análises, tendências e ferramentas oferecem conhecimento aprofundado e recomendações que orientam a elaboração de melhores estratégias de negócios.
Administradores
Somos a maior plataforma de desenvolvimento profissional da América Latina. Com alicerces fincados no que há de mais moderno em termos de aprendizagem, unimos o conhecimento acadêmico de professores das mais renomadas escolas de negócios do Brasil e do mundo à expertise prática de consultores, empreendedores e executivos de alto impacto para ajudar profissionais dos mais variados níveis a alavancarem suas carreiras e negócios
Forbes
www.forbes.com.br
A Forbes é a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo, que chegou ao Brasil em agosto de 2012 seguindo o mesmo padrão editorial que fez da marca sinônimo de seriedade e credibilidade, com 100 anos de história.
Desde sua chegada, a revista retrata o que há de melhor no mundo empresarial econômico, abordando os principais assuntos do mercado e as tendências da economia, além de entrevistas que mostram um panorama exato do mundo dos negócios.
Revista PEGN
Pequenas Empresas & Grandes Negócios reúne a maior e mais importante comunidade de empreendedores do Brasil, com a missão de ajudar pessoas inovadoras a transformar suas ideias em grandes realizações.
As reportagens da revista apresentam oportunidades de negócios para micro, pequenas e médias empresas e têm o compromisso de informar o que há de mais moderno em conceitos de gestão, marketing, estratégia finanças e tecnologia.
Consumidor moderno
Há mais de 20 anos, a Revista Consumidor Moderno atua na agenda corporativa das empresas mais representativas e inovadoras do País, unindo os diversos elos que compõem a cadeia das relações de consumo.
Com conteúdo pensado para disseminar e valorizar a cultura de relacionamento tipicamente brasileira, eles acompanham a evolução do consumidor e seu impacto na gestão e nas estratégias empresariais.
Época Negócios
epocanegocios.globo.com
Revista de negócios focada em artigos exclusivos sobre o mundo corporativo, além de diversas entrevistas com grandes personalidades do meio.
Você S/A
Com leitura simples e leve, a Você S/A é uma das melhores revistas de negócios feita no Brasil.
Em suas publicações são abordados diversos temais, tais como finanças pessoais, carreira, empreendedorismo, economia e desenvolvimento pessoal.
Exame
Considerada hoje a maior e mais influente publicação de negócios e economia do país, a revista EXAME tem a missão é levar à comunidade de negócios informação e análises aprofundadas sobre temas como estratégia, marketing, gestão, consumo, finanças, recursos humanos e tecnologia.
Segundo uma pesquisa do instituto Ipsos-Marplan, EXAME é lida por 91% dos presidentes das 500 maiores empresas instaladas no Brasil.
Use o poder da informação a seu favor
Agora você está cheio de referências de fonte de informações, mas precisa saber como usá-las a seu favor. O primeiro passo é despertar um pensamento analítico. Uma tarefa diária que quando bem executada rende excelentes frutos.
Coloque esses passos na sua rotina:
- Separe um momento do dia para ler as notícias nas mídias selecionadas
- Comece lendo as mídias segmentos (exemplo, Jornal Contábil) depois veja os veículos de negócios (como, Exame)
- Salve as notícias que você entende que terá impacto no seu negócio
- Aprofunda um estudo nas notícias relevantes. Confira a opinião em outros veículos e valide se não são fake news
- Após evidenciar a qualidade do dado, compartilhe o conteúdo com as pessoas que podem contribuir com a sua estratégia e provoque uma analise em conjunto. Perguntas do tipo “Você acha que isso impacta para nós?” ou “Como podemos usar isso a nossa favor”, costumam abrir diálogos interessantes
- Veja se algum concorrente está tomando medidas com base nas informações, acompanhe as redes sociais e site deles
- Se a informação que te leva a perceber uma oportunidade, procure fazer estudos de mercado. Veja as projeções e tendências de crescimento
Acima de tudo, não tenha medo do novo. Inove! Como vimos no case de sucesso, não haviam contabilidades trabalhando de forma segmentada para Startups, hoje a Syhus colhe frutos de por ter sido visionária.
Informação em excesso e tempo de menos
Esperamos que esse artigo desperte em você um novo olhar sobre a importância da informação.
Sabemos que você deve estar pensando que tudo isso é interessante, mas acompanhar diariamente o Jornal Contábil, Portal Contábeis. CRC, Exame, Veja S/A, Forbes entre tantos outros veículos, fica inviável na sua rotina.
O tempo de fato é um problema, pois nossa rotina está cada vez mais atribulada. No entanto, para quem quer evoluir é preciso abrir espaço para tornar o conhecimento uma ferramenta estratégica.
Grandes empresários não perdem tempo com a execução, mas se dedicam a ter tempo e informação de qualidade, fator que faz toda a diferença pra eles.
Se você está sem tempo, mas pretende evoluir, reveja seus processos. Comece diminuindo os trabalhos operacionais. Um caminho é implantar sistemas contábeis que podem executar de forma automática aquilo que você leva horas fazendo, como sistema de monitoramento e-CAC, por exemplo.
O mais importante é que encontre tempo para investir na informação e nunca se esqueça da frase de Francis Bacon: “Saber é poder”
Sucesso!