Fones: (11) 5555-9848

Jornal contábil, Exame & Cia: Informação que transforma.

Jornal contábil, Exame & Cia: Informação que transforma.

Quem é da área contábil certamente já recebeu notícias do Jornal Contábil, Portal Contábeis e outros, mas hoje queremos te fazer uma pergunta fundamental: Você sabe usar a informação que eles passam a favor da sua profissão?

Além disso, também queremos saber: Você explora outras fontes de informação para buscar inspiração para sua carreira e seus negócios?

Para quem quer ser um profissional diferenciado é preciso saber antecipar as oportunidades e tendências. Sendo assim, saber usar bem a informação faz toda a diferença, gera oportunidades e até aumenta o faturamento.

Se você quer saber como os contadores podem usar a informação a favor da sua profissão e gerar oportunidades reais de negócio? Recomendamos que confira ese artigo até o final.

O poder da informação

Saber é poder”, essa frase de Francis Bacon, muito usada até os dias de hoje, resume bem a importância da informação. 

Você pode ser um excelente profissional contábil, dominar todas as técnicas, mas só tem uma coisa que te faz ser autentico e estar sempre a frente: A informação.

Informação é um conjunto de dados que são processados e organizados de forma a gerar conhecimento. Quando bem interpretados contribui com o pensamento crítico, ampliando o entendimento e ajudando na evolução do ser humano de forma geral.  

O pesquisador Le Coadic, autor do livro Ciência da Informação, ressalta em sua obra que o mais importante da informação é o uso que se faz dela. “O objetivo final de um sistema de informação deve ser pensado em termo dos usos e dos efeitos resultantes desses usos nas atividades dos usuários. A função mais importante do sistema é, portanto, a forma como a informação modifica a realização dessas atividades”, ressalta o autor.

Dessa forma, a informação tem o poder de transformar aquele que a obtém, sabendo interpretar e colocá-la em prática, tanto nas questões pessoais, quanto profissionais. 

Por isso, a partir de agora, ao ler qualquer notícia seja no Jornal Contábil ou em qualquer outra mídia, procure avaliar o “uso” que você fará dela.

Case de sucesso: Como a informação pode gerar oportunidades

Desde 2013, a Syhus contabilidade optou por trabalhar de forma segmentada, se especializando em atender startups e empresas de tecnologia.  Essa decisão não foi em vão, ela ocorreu exatamente no momento em que o crescimento das startups era anunciado em todo o Brasil.

Na matéria do DC Comércio eles ressaltam que a ideia surgiu quando os sócios perceberam que existia uma lacuna no mercado. “Muitos escritórios convencionais não entendem o modelo de negócio desse tipo de cliente. A maioria dos contabilistas acaba enquadrando as startups nas regras gerais, o que gera mais gastos tributários”, afirma Cristiano Freitas, sócio-fundador da Syhus.

O plano parecia arriscado, mas eles haviam estudado o mercado e estavam bem informados de que havia projeção de crescimento para o segmento de startups, por isso decidiram apostar em atender esse nicho oferecendo serviço contábil exclusivo.  No primeiro ano, atenderam a mais de 180 empresas, 3 anos depois passaram para 320, sendo que 95% desse número eram startups. Além disso, em três anos o faturamento da empresa cresceu 179%.

A aposta dos empresários foi perfeita! O segmento de startup cresceu de forma exponencial nos últimos anos, tornando o Brasil o maior polo para crescimento desse tipo de empresa. Relatório da McKinsey, divulgado pela Exame.com aponta que houve um aumento considerável no valor e na quantidade de aportes em empresas de tecnologia durante a última década. Até 2012, apenas 60 milhões de dólares haviam sido investidos em startups brasileiras, em 2019 esse número já ultrapassava 2,4 bilhões de dólares e 0,12% do PIB.

Nesse case, podemos evidenciar como a informação destacou uma tendência, gerado uma excelente oportunidade de negócio. É provável que esse dado não foi encontrado nas mídias do setor, tais como Jornal Contábil, mas isso vamos avaliar nos tópicos a seguir.

Jornal Contábil, Portal Contábeis, CFC e Receita Federal

4 provedoras de informação que todo contador deve acompanhar

Como vimos, a informação é essencial, por isso é importante criar uma rotina de acompanhamento diário das notícias, analisar e tentar extrair os benefícios delas.

Comece pelas informações diretas que envolvem o setor contábil. Veja 4 veículos que todo contador deve acompanhar:

Jornal Contábil

www.jornalcontabil.com.br

Home do site do Jornal Contábil

O Jornal Contábil é o maior portal de notícias de Minas Gerais e um dos maiores do Brasil, como mais de 55 Milhões de leitores mensais.

Diariamente, o jornal contábil divulga informações e notícias sobre diversos temas, tais como microempreendedor individual, contabilista, microempreendedor, crédito, INSS, aposentadoria, Imposto de Renda, INSS, entre outros.

Portal Contábeis

www.contabeis.com.br/

O Portal Contábeis é o maior veículo de comunicação da Internet no meio contábil além de estar entre os 10 sites mais acessados do Brasil na categoria de Finanças e Negócios.  Além de prover informação de qualidade, eles possuem um fórum onde uma comunidade ativa está pronta para discutir, opinar e participar de tudo o que envolve o mundo contábil.

CFC – Conselho Federal de Contabilidade

www.cfc.org.br

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC), além de orientar, normatizar e fiscalizar o exercício da profissão contábil, também possui uma Agência de Notícias, onde diariamente divulga informações sobre Receita Federal, dados sobre a profissão de contador e ações de desenvolvimento da área.

Receita Federal

https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/noticias

Outro órgão que também possui uma agência de notícias destinada a tudo que envolve os tributos federais é a Receita Federal. As informações desse canal, mais do que contribuir com o desenvolvimentos do profissional, ajuda a evitar atrasos e pagamentos de multas.

Do Jornal Contábil aos veículos que ditam tendências de mercado

Do Jornal Contábil aos veículos que ditam tendências de mercado

No case da Syhus fica perceptível que os empresários foram além das informações encontradas no Jornal Contábil e demais portais destinados exclusivamente para o profissional da área. Eles foram buscar informações mais amplas e que permitem despertar o olhar visionário.

Selecionamos alguns desses veículos. Confira!

Mundo Marketing

www.mundodomarketing.com.br

O Mundo do Marketing é uma ferramenta de inteligência estratégica que auxilia pequenas, médias e grandes empresas na tomada de decisões que possam fazer a diferença nas organizações e na vida das pessoas.

No Inteligência, pesquisas, estudos, análises, tendências e ferramentas oferecem conhecimento aprofundado e recomendações que orientam a elaboração de melhores estratégias de negócios.

Administradores

www.administradores.com.br/

Somos a maior plataforma de desenvolvimento profissional da América Latina. Com alicerces fincados no que há de mais moderno em termos de aprendizagem, unimos o conhecimento acadêmico de professores das mais renomadas escolas de negócios do Brasil e do mundo à expertise prática de consultores, empreendedores e executivos de alto impacto para ajudar profissionais dos mais variados níveis a alavancarem suas carreiras e negócios

Forbes

www.forbes.com.br

A Forbes é a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo, que chegou ao Brasil em agosto de 2012 seguindo o mesmo padrão editorial que fez da marca sinônimo de seriedade e credibilidade, com 100 anos de história.

Desde sua chegada, a revista retrata o que há de melhor no mundo empresarial econômico, abordando os principais assuntos do mercado e as tendências da economia, além de entrevistas que mostram um panorama exato do mundo dos negócios.

Revista PEGN

evistapegn.globo.com/

Pequenas Empresas & Grandes Negócios reúne a maior e mais importante comunidade de empreendedores do Brasil, com a missão de ajudar pessoas inovadoras a transformar suas ideias em grandes realizações.

As reportagens da revista apresentam oportunidades de negócios para micro, pequenas e médias empresas e têm o compromisso de informar o que há de mais moderno em conceitos de gestão, marketing, estratégia finanças e tecnologia.

Consumidor moderno

www.consumidormoderno.com.br

Há mais de 20 anos, a Revista Consumidor Moderno atua na agenda corporativa das empresas mais representativas e inovadoras do País, unindo os diversos elos que compõem a cadeia das relações de consumo.

Com conteúdo pensado para disseminar e valorizar a cultura de relacionamento tipicamente brasileira, eles acompanham a evolução do consumidor e seu impacto na gestão e nas estratégias empresariais.

Época Negócios

epocanegocios.globo.com

Revista de negócios focada em artigos exclusivos sobre o mundo corporativo, além de diversas entrevistas com grandes personalidades do meio.

Você S/A

www.vocesa.abril.com.br

Com leitura simples e leve, a Você S/A é uma das melhores revistas de negócios feita no Brasil.

Em suas publicações são abordados diversos temais, tais como finanças pessoais, carreira, empreendedorismo, economia e desenvolvimento pessoal.

Exame

www.exame.com

Considerada hoje a maior e mais influente publicação de negócios e economia do país, a revista EXAME tem a missão é levar à comunidade de negócios informação e análises aprofundadas sobre temas como estratégia, marketing, gestão, consumo, finanças, recursos humanos e tecnologia.

Segundo uma pesquisa do instituto Ipsos-Marplan, EXAME é lida por 91% dos presidentes das 500 maiores empresas instaladas no Brasil.

Use o poder da informação a seu favor

Agora você está cheio de referências de fonte de informações, mas precisa saber como usá-las a seu favor. O primeiro passo é despertar um pensamento analítico. Uma tarefa diária que quando bem executada rende excelentes frutos.

Coloque esses passos na sua rotina:

  • Separe um momento do dia para ler as notícias nas mídias selecionadas
  • Comece lendo as mídias segmentos (exemplo, Jornal Contábil) depois veja os veículos de negócios (como, Exame)
  • Salve as notícias que você entende que terá impacto no seu negócio
  • Aprofunda um estudo nas notícias relevantes. Confira a opinião em outros veículos e valide se não são fake news
  • Após evidenciar a qualidade do dado, compartilhe o conteúdo com as pessoas que podem contribuir com a sua estratégia e provoque uma analise em conjunto. Perguntas do tipo “Você acha que isso impacta para nós?” ou “Como podemos usar isso a nossa favor”, costumam abrir diálogos interessantes
  • Veja se algum concorrente está tomando medidas com base nas informações, acompanhe as redes sociais e site deles
  • Se a informação que te leva a perceber uma oportunidade, procure fazer estudos de mercado. Veja as projeções e tendências de crescimento

Acima de tudo, não tenha medo do novo. Inove! Como vimos no case de sucesso, não haviam contabilidades trabalhando de forma segmentada para Startups, hoje a Syhus  colhe frutos de por ter sido visionária.

Informação em excesso e tempo de menos

Jornal contábil, portal contábeis, exame, você s/A, mídias de negócios

Esperamos que esse artigo desperte em você um novo olhar sobre a importância da informação.

Sabemos que você deve estar pensando que tudo isso é interessante, mas acompanhar diariamente o Jornal Contábil, Portal Contábeis. CRC, Exame, Veja S/A, Forbes entre tantos outros veículos, fica inviável na sua rotina.

O tempo de fato é um problema, pois nossa rotina está cada vez mais atribulada. No entanto, para quem quer evoluir é preciso abrir espaço para tornar o conhecimento uma ferramenta estratégica.

Grandes empresários não perdem tempo com a execução, mas se dedicam a ter tempo e informação de qualidade, fator que faz toda a diferença pra eles.

Se você está sem tempo, mas pretende evoluir, reveja seus processos. Comece diminuindo os trabalhos operacionais. Um caminho é implantar sistemas contábeis que podem executar de forma automática aquilo que você leva horas fazendo, como sistema de monitoramento e-CAC, por exemplo.

O mais importante é que encontre tempo para investir na informação e nunca se esqueça da frase de Francis Bacon: “Saber é poder”

 Sucesso!

Compartilhe esse post

Preencha abaixo e receba informações e dicas contábeis no seu e-mail!

Gestão de Tempo na Contabilidade

Realizar uma boa gestão de tempo na contabilidade é essencial para garantir uma maior produtividade para os colaboradores. Dessa forma, eles poderão focar em processos

Leia mais »

Contabilidade Humanizada

Você sabe do que se trata a contabilidade humanizada? Para entender esse conceito, é necessário pensar sobre as inovações tecnológicas que surgiram não apenas na

Leia mais »

Informe aqui sua dúvida