Fones: (11) 5555-9848

lupa lendo a palavra código de ética

Código de Ética para Contadores pode sofrer alteração

International Ethics Standards Board for Accountants (Iesba, na sigla em inglês) divulgou, no dia 18 de fevereiro, propostas de revisões do Código Internacional de Ética para Contadores Profissionais (incluindo as Normas Internacionais de Independência) para comentários públicos.

A Minuta de Exposição Proposta de Revisões relacionadas à Tecnologia do Código busca aumentar a robustez do Código de Ética e expandir sua relevância em um ambiente que está sendo remodelado por rápidos avanços tecnológicos. As alterações propostas orientarão a mentalidade e o comportamento éticos dos contadores profissionais nos negócios e na prática pública ao lidarem com as mudanças trazidas pela tecnologia em seus processos de trabalho e no conteúdo dos serviços que prestam. 

“A inovação tecnológica está transformando o mundo dos negócios e serviços profissionais de maneiras que nunca imaginaríamos há uma década”, disse a presidente do Iesba, Gabriela Figueiredo Dias. “A tecnologia não é imparcial, e a relação de trabalho dos contadores profissionais com ela deve ser pautada pela ética. Essas propostas oportunas visam enfatizar e fortalecer os princípios éticos que devem orientá-los ao navegar pelos desafios e aproveitar as oportunidades criadas por esses desenvolvimentos, reconhecendo, em última análise, sua responsabilidade de agir no interesse público.”

Entre outros assuntos, as propostas de alteração desse Código de ética, incluem:

caneta marcando a palavra código de ética
  • Chamar especial atenção para a competência profissional e os imperativos de confidencialidade da era digital. 
  • Aborde a dimensão ética da confiança dos contadores profissionais ou do uso da produção de tecnologia na realização de seu trabalho. 
  • Aprimore ainda mais as considerações relacionadas às ameaças do uso da tecnologia, bem como as considerações relacionadas a circunstâncias complexas na aplicação da estrutura conceitual do Código. 
  • Fortalecer e esclarecer as Normas Internacionais de Independência (IIS) com relação aos serviços de não-garantia relacionados à tecnologia (NAS) que as empresas podem fornecer a seus clientes de auditoria ou relações comerciais relacionadas à tecnologia que possam estabelecer com seus clientes de auditoria.
  • Reconhecer explicitamente que os IIS que se aplicam a trabalhos de asseguração são aplicáveis ​​a trabalhos de asseguração sobre informações não financeiras, por exemplo, divulgações ambientais, sociais e de governança (ESG).

O desenvolvimento das propostas foi informado por um extenso trabalho de apuração de fatos e contato com as partes interessadas.

As revisões propostas se baseiam nas mudanças de função e mentalidade que entraram em vigor em dezembro passado e nas disposições revisadas do NAS que entrarão em vigor em dezembro de 2022.

O IESBA convida todas as partes interessadas a comentar a Minuta de Exposição desse código de ética visitando o site do IESBA . Os comentários serão recebidos até 20 de junho de 2022.

Fonte: site CFC e IESBA

Aproveitamos sua visita em nosso site, para lhe oferecer um bônus.

Contador, queremos te oferecer 7 dias de teste grátis para você testar a nossa ferramenta CNSmart, que faz monitoramento e-CAC de forma automática, a partir de R$ 130,00.

Para adquirir esse bônus, clique no link Quero meu teste grátis

Nossa ferramenta tem contribuído muito para dar mais agilidade nas atividades operacionais das contabilidades, garantindo muita segurança e controle das informações.

Vale a pena conferir!

Compartilhe esse post

Preencha abaixo e receba informações e dicas contábeis no seu e-mail!

Gestão de Tempo na Contabilidade

Realizar uma boa gestão de tempo na contabilidade é essencial para garantir uma maior produtividade para os colaboradores. Dessa forma, eles poderão focar em processos

Leia mais »

Contabilidade Humanizada

Você sabe do que se trata a contabilidade humanizada? Para entender esse conceito, é necessário pensar sobre as inovações tecnológicas que surgiram não apenas na

Leia mais »

Informe aqui sua dúvida