Nós últimos anos, o Conselho Federal de Contabilidade – CFC tem buscado acompanhar a revolução digital, que foi adotada por diversos setores e não pode ser ignorada pela área contábil. A entidade realizou diversas mudanças e ressalta que seu interesse na constante modernização tem como intuito atender com excelência ao profissional da contabilidade e a sociedade em geral.
Você contador, está ciente das mudanças adotadas pelo CFC e sabendo tirar o melhor proveito delas?
Em recente artigo, publicado no site da entidade, eles ressaltaram todas as ações digitais que foram adotadas por eles nos últimos anos. Indicaremos abaixo os trechos mais relevantes, que pode ser de seu interesse. Confira!
A Governança Digital no Conselho Federal de Contabilidade
Veja as ações adotadas pela entidade:
Processos digitais
Buscando sempre a modernização, os processos executados pelo Conselho Federal de Contabilidade, quase que em sua totalidade, funcionam de forma digital atualmente. Além de ser uma prática sustentável, a informatização de processos e documentos garante uma maior segurança física.
Carteira digital
Desde 2019, o profissional da contabilidade conta com a carteira digital. No âmbito dos conselhos profissionais, o CFC foi pioneiro no lançamento da aplicação, que pode ser acessada por um celular smatphone, por meio do aplicativo “CRC Digital”. A carteira digital tem o objetivo de trazer mais agilidade e segurança aos profissionais da contabilidade e acompanha a modernização de outros documentos que já migraram para o formato digital, tais como a carteira de motorista e o título de eleitor.
Implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI)
Desde 2018, o Conselho Federal de Contabilidade iniciou também a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), para fins de tramitação, armazenamento e autenticação de documentos e processos internos. O SEI foi desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e sua principal finalidade é gerir documentos e processos eletrônicos, possibilitando uma maior eficiência administrativa.
Portal CFC
Os profissionais da contabilidade conseguem gerar diversos documentos de interesse diretamente no Portal do CFC. Os profissionais inscritos no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI) podem consultar seu cadastro, gerar e autenticar certidões de regularidade profissional com facilidade acessando os sistemas disponíveis. Profissionais aprovados em todas as edições do Exame de Suficiência também contam com a praticidade de gerar suas certidões de aprovação por meio do Sistema de Certificados do CFC, basta digitar o CPF.
Eleição de representantes para o Conselho Federal de Contabilidade
Desde 2009, o Sistema CFC/CRCs realiza as eleições de seus representantes de forma digital. Atualmente, por meio de senha fornecida pelo CRC, os mais de 500 mil profissionais da contabilidade podem eleger seus representantes, nos respectivos CRCs, a partir de qualquer dispositivo com internet, tornando o processo eleitoral mais ágil, seguro e acessível a todos. As eleições no Sistema CFC/CRCs ocorrem a cada dois anos, para mandatos de quatro anos. Em 2021 a votação para os CRCs ocorrerá em 23 e 24 de novembro, na modalidade on-line, na ocasião serão renovados dois terços do plenário dos respectivos conselhos.
Exame de Suficiência
Em 2020, devido a pandemia do novo coronavírus e seguindo recomendações das autoridades de saúde, o Exame de Suficiência, normalmente realizado duas vezes ao ano, de forma presencial, teve que ser realizada na modalidade on-line e contou com a participação de mais de 35 mil candidatos, realizando a prova na segurança de suas residências.
Promoção digital com segurança
Uma das preocupações do Conselho Federal de Contabilidade
Buscando aperfeiçoar seus procedimentos de gestão e dar mais segurança as tramitações digitas, o CFC, por meio de seu comitê de Tecnologia da Informação (TI) elaborou o Modelo de Governança de TI, aprovado por meio da Resolução CFC N.º 1.584, de 9 de janeiro de 2020, no qual apresenta princípios e práticas os quais referem-se aos principais tópicos e questões relacionadas à governança de TI e estão associadas continuamente ao papel sistemático da administração no contexto organizacional do CFC.
A informatização de processos, apesar de todos os benefícios que proporciona, abre precedentes para o vazamento de informações sigilosas e a atuação criminosa de hackers, que utilizam de diversas ferramentas para acessar bancos de dados, aplicações e sistemas privados.
Como levar meu escritório contábil para a era digital?
Agora que você já conferiu como a revolução digital trás uma série de benefícios, que tal pensar numa forma de levar esse mesmo conceito, adotado pelo Conselho Federal de Contabilidade, para os seus clientes?
Se você ainda não sabe como isso é possível, está na hora de conhecer mais sobre sistemas contábeis e experimentar alguns. Operando de forma automática, eles assumem as funções manuais dos contadores, diminuindo riscos de falhas e aumentando a segurança do cliente quanto ao serviço prestado. Uma solução digital que tem feito a diferença em muitas contabilidades.
Existem inúmeros sistemas contábeis no mercado, um dos mais relevantes é o que realiza monitoramento fiscal na Receita Federal. Caso você queira conhecer um pouco mais sobre ele basta clicar aqui.
Fique por dentro das ações do Conselho Federal de Contabilidade – CFC
O Conselho Federal de Contabilidade – CFC é a entidade que aprova o Regulamento Geral dos Conselhos de Contabilidade e tem, dentre outras finalidades, a missão de orientar, normatizar e fiscalizar o exercício da profissão contábil, por intermédio dos Conselhos Regionais de Contabilidade.
Acompanhar o que é feito por eles é fundamental para todo profissional da área contábil. Para ficar por dentro das ações e informações passadas por eles e se manter sempre atualizado, acesse https://cfc.org.br/
Fonte: https://cfc.org.br/destaque/a-governanca-digital-no-cfc/