Fones: (11) 5555-9848

Entenda tudo sobre Marketing Contábil

O Marketing Contábil pode e deve ser um aliado, em todo negócio.

Pois ser contador, atualmente, conta com diversos desafios. 

O principal deles, é a enorme concorrência e a disputa por clientes presente nessa área, o que pode atrapalhar bastante a estabilidade financeira do profissional.

Assim, ter uma boa estratégia e saber divulgar sua empresa diminui o risco da perda de clientes importantes e o desbalanço financeiro.

Uma das formas, é garantir que o seu serviço seja encontrado com muito mais facilidade e destaque nos canais de pesquisas. E isso requer bastante esforço.

Por isso, o Marketing Contábil pode multiplicar os resultados do seu escritório de contabilidade. Para saber mais, acompanhe o conteúdo.

O que é o Marketing Contábil?

Certamente, o Marketing Contábil é a chave do seu negócio.

Já passou do tempo de acreditar que quando o serviço é muito bom, ele se vende sozinho. Não é assim que as coisas funcionam mais, principalmente na geração da tecnologia.

Pois não adianta nada oferecer os melhores diferenciais, sem comunicar o mercado. Para atrair clientes, eles precisam conhecer o seu negócio.

E é essa uma das funções do marketing. Ele consiste em técnicas apuradas de estudo de mercado e divulgação, para que o seu negócio se posicione bem entre a concorrência e nas opções da clientela.

Consiste também na variedade de canais de comunicação, para facilitar o relacionamento com os seus clientes.

Nesse quesito a internet se torna grande aliada.

Afinal, a facilidade é a maior vantagem do universo digital. E as empresas que não acompanham essas mudanças acabam ficando para trás.

Os clientes querem praticidade. E o Marketing Contábil permite que você facilite a vida do seu público-alvo, dando a eles exatamente o que desejam.

As estratégias não se resumem apenas às vendas, e sim, a criação de um ambiente que proporcione uma melhor experiência para o seu cliente.

Por que investir no Marketing Contábil?

Sem dúvidas, investir no Marketing Contábil é uma forma de gerar oportunidades de negócio, ou seja, atrair potenciais clientes para a contabilidade.  

Trata-se de uma excelente forma de apresentar os serviços, de forma qualificada e direcionada para o público certo.

No entanto, realizar uma boa estratégia, principalmente de divulgação, não é uma tarefa fácil.

Mesmo que o profissional de contabilidade seja extremamente qualificado em sua área, muitas vezes na hora de se divulgar surge uma insegurança.

E isso ocorre, não por falta de competência, mas sim pela falta de conhecimento desse serviço, que é tão específico.  

Vale destacar que um profissional de marketing estuda quatro anos para dominar essa técnica, então tentar fazer isso sozinho pode ser bem complexo.

Afinal, para atrair clientes é importante dominar quais são as estratégias mais adequadas de acordo com cada tipo de negócio.

De qualquer forma, sabemos que muitos contadores tentam fazer a divulgação sozinhos.

Se esse for o seu caso, vamos compartilhar aqui algumas dicas que podem contribuir para que você possa fazer o marketing contábil da melhor forma e assim se tornar mais competitivo.

Quais são as técnicas do Marketing Contábil?

Saiba agora quais são as melhores formas de iniciar o Marketing Contábil para a divulgação dos serviços do seu escritório:

1.  Estude o mercado

A melhor forma de obter destaque em uma área, é entender como ela funciona. Para se diferenciar dos seus concorrentes, você deve observar a forma como trabalham.

Realize um estudo dos seus concorrentes. Por menos intuitivo que isso seja, são eles que irão te ajudar a crescer na sua carreira.

Afinal, veja bem: se você souber o que eles vendem, de qual habilidade eles mais se orgulham, e quais as técnicas que utilizam, você saberá exatamente como oferecer algo a mais aos seus clientes. Algo que nenhum outro profissional ofereceu até agora.

Portanto, observe a linguagem que eles utilizam em suas propagandas. Observe quais são as características mais atrativas para a clientela.

Além de descobrir como você pode se destacar com os seus serviços, você também descobre como aperfeiçoá-los para que atraiam mais clientes.

Todas as áreas estão sempre passando por inovações. Você pode descobrir novas habilidades, que todos os seus concorrentes possuem, e você não.

O que acaba te deixando para trás. Saber o que você precisa mudar, é o principal passo para partir para a mudança!

Estudo também os seus clientes atuais e necessidades que você não consegue atender.

Faça pesquisa de satisfação e procure meios de identificar como tornar sua oferta ainda melhor.

2.  Aposte nos diversos canais de comunicação

Pessoa segurando o tablet e pesquisando no Google para demonstrar como funciona o Marketing Contábil

Você sabe dizer como o seu cliente chega até você? E não concorda que esse é o fator principal para multiplicar os seus resultados?

Sabemos que a indicação de serviços é muito valiosa para obter um destaque no mercado. Mas depender apenas dela, certamente não é a melhor opção.

Primeiramente, você deve estar presente na internet, com um excelente site.

Um site bem produzido te ajudar a ter um bom posicionamento nos buscadores, como o Google.

Afinal, esse é o maior meio de buscas hoje em dia.

Logo, você deve investir na produção de conteúdo rico. Crie um blog e ensine princípios básicos da sua área. Dessa forma, os seus clientes te verão como autoridade no assunto.

Dessa forma também deve ser feito nas redes sociais. Realize uma pesquisa de nicho para saber quais são as mais utilizadas pelos seus clientes e se faça presente nelas.

E com isso, o público passará a te conhecer e ter mais confiança em você. Após marcar a sua presença nos meios, você facilita os meios de comunicação para que os clientes entrem em contato e solicite o seu serviço ou pedir um orçamento.

Mas, como eles terão acesso às suas páginas? É aí que entra o tráfego pago, que são os anúncios direcionados ao seu público-alvo.

Para saber mais sobre essa técnica, existem diversos cursos rápidos e acessíveis na internet.

3.  Crie um relacionamento e estabeleça um diferencial competitivo

Para o sucesso de qualquer negócio, o fator mais importante é o seu relacionamento com os clientes e ter diferenciais competitivos.

De nada vale fazer uma boa estratégia, ter uma boa divulgação, atrair cliente, mas não acertar no fechamento e, principalmente, na comunicação no dia a dia.

E mais, não basta atrair o cliente se não houver nada que te diferencie dos demais.

Afinal, o serviço contábil não é como a venda de um produto pontual, mas de um serviço constante. 

Assim sendo, ofereça um serviço que os relembre do motivo para terem te escolhido para conversar, dentre tantos profissionais.

Invista em técnicas para proporcionar resultados superiores do que os que eles têm em mente. Surpreenda. Facilite a vida do seu cliente!

Dedique tempo para o seu cliente e demonstre que a contabilidade pode ser um serviço muito estratégico para o negócio deles.

Participe do planejamento do cliente e ajude-o a ver as oportunidades da sua própria empresa.

Assim sendo, a melhor forma de criar um bom relacionamento e oferecer diferenciais é exercendo a contabilidade consultiva.

Mais que um serviço, uma forma de se destacar dos demais.

Como começar a usar a contabilidade consultiva dentro da estratégia de marketing contábil?

Muito além das tradicionais funções do contador, o profissional consultivo tem papel essencial para os clientes.

Com visão analítico ele orienta estrategicamente os negócios.

Sendo assim, é esperado que o contador consultivo ofereça muito mais do que conhecimento técnico, mas uma visão ampla de mercado.

No entanto, para conseguir atender todas as demandas do dia a dia e ainda exercer esse papel tão importante se faz necessário realizar algumas mudanças.

Por isso, a primeira coisa que o contador deve fazer é identificar quais são os processos operacionais que mais demandam tempo e encontrar soluções para melhorar o fluxo de trabalho.

Uma das formas é buscar automatizar todas as rotinas operacionais que demandam tempo, tais como o monitoramento no portal e-CAC, por exemplo, que pode deixar de ser feito de forma manual e passar a ser realizado com um robô.

Desta forma, além de garantir mais tempo para dedicar-se para a função de consultoria, também terá mais condições de se dedicar ao Marketing Contábil.

Feito isso, basta começar a divulgação desse serviço diferenciado.

Uma das formas é fazendo vídeos para redes sociais, mostrando os conhecimentos consultivos. Enviar e-mail marketing também é interessante.

Lembre-se de revisar o site e mudar o conteúdo das redes socias, pois eles devem demonstrar todos os seus diferenciais.

Tenha mais tempo para fazer marketing contábil

Como demonstramos, para atrair clientes poder oferecer um serviço surpreendente, você deve se dedicar às ferramentas que podem te proporcionar esse diferencial.

O marketing contábil te ajudará com a estratégia adequada, principalmente de divulgação.

A consultoria pode ser o diferencial competitivo que o seu negócio precisa para se destacar.

No entanto, tanto o marketing quanto a consultoria exigem muita dedicação e o fator organização do tempo e do trabalho são essenciais.

Por isso, finalizamos esse artigo te fazendo um convite. Conheça nosso robô e-CAC e faça um teste grátis.

Uma solução de baixo custo e que agregará muito para que você tenha mais tempo para se dedicar às ferramentas que vão te ajudar a ter mais clientes e fidelizar os atuais.

Sucesso!

Compartilhe esse post

Preencha abaixo e receba informações e dicas contábeis no seu e-mail!

Gestão de Tempo na Contabilidade

Realizar uma boa gestão de tempo na contabilidade é essencial para garantir uma maior produtividade para os colaboradores. Dessa forma, eles poderão focar em processos

Leia mais »

Contabilidade Humanizada

Você sabe do que se trata a contabilidade humanizada? Para entender esse conceito, é necessário pensar sobre as inovações tecnológicas que surgiram não apenas na

Leia mais »

Informe aqui sua dúvida