A inovação contábil é possível e necessária na sua rotina de trabalho. Afinal, há uma alta concorrência nessa área de atuação, tornando necessário que os profissionais se atualizem.
Para se destacar entre a concorrência, precisará ir atrás de diferenciais, para poder atender as necessidades dos seus clientes de uma forma mais completa.
Portanto, a melhor opção é recorrer às soluções tecnológicas para diminuir o tempo de execução das tarefas e aumentar a produtividade do seu escritório de contabilidade, para poder se dedicar às atividades estratégicas.
O que é a Inovação Contábil?
A inovação contábil é um termo bastante amplo, que traz um conjunto de aprimoramentos baseados em novas ferramentas, soluções e inovações para a área.
Dessa forma, a cultura de inovação diz respeito a maneira como o negócio é administrado, o treinamento dos funcionários, novas ferramentas e metodologias.
Portanto, é ela quem protege os negócios dos efeitos do passar do tempo e a evolução dos meios de comunicação.
Permitindo que os escritórios de contabilidade se adaptem ao formato dinâmico do mercado.
Com a vinda da tecnologia, as tarefas manuais do dia a dia do contador foram substituídas por processos automatizados, permitindo que o profissional foque mais no que realmente importa.
Além disso, as ferramentas tecnológicas também permitem que o profissional proporcione melhores resultados para os seus clientes, inclusive melhoraria na comunicação.
Com o passar do tempo, os clientes estão ficando cada vez mais exigentes e é fundamental que o contador se atualize para poder oferecer as habilidades mais buscadas pelo seu público.
Também é importante marcar a sua presença na internet para fazer propaganda do seu negócio.
Afinal, a tecnologia também está presente na hora de conquistar clientes e, hoje, a maioria das empresas buscam por escritórios de contabilidade através da internet.
Como garantir a Inovação Contábil?
Para auxiliá-lo nessa mudança, preparamos uma lista com algumas ações que podem ser implementadas para que o seu escritório fique sintonizado com as tendências do mercado.
1. Invista em tecnologia que aproxime você do seu cliente
Para fidelizar o seu cliente, é importante que dê toda a assistência possível para ele. E os meios tecnológicos estão aí para ajudar com isso.
Afinal, a tecnologia permite que forneça melhores atendimentos e resultados.
Um exemplo é trocar as atividades manuais por processos automatizados, que conseguem reduzir a margem de erros e dar mais segurança ao cliente.
Além disso, outra opção é guardar documentos importantes em uma ferramenta com armazenamento em nuvem, facilita o acesso para o cliente.
As ferramentas de chamada de vídeo também tornam desnecessária a locomoção para poder conversar com o seu cliente, fazendo com que os dois ganhem tempo, aumentando a praticidade dos seus serviços.
Isso também permite que consiga atender clientes que moram em outras cidades, já que toda a comunicação é online.
Também poderá fornecer materiais digitais informativos para o seu cliente, o que aumenta a sua autoridade na área e ainda cativa o seu cliente.
2. Invista na capacitação do time
Veja que a inovação contábil não diz respeito apenas às soluções tecnológicas para execução das atividades, mas em todo processo de atendimento ao cliente ao trabalho da equipe.
Sendo assim, para que o seu escritório de contabilidade esteja alinhado com as atualizações, também é fundamental investir na capacitação do time como um todo.
Uma boa gestão de pessoas é fundamental para motivar os colaboradores, fazendo com que eles fiquem preparados para acompanhar o crescimento do negócio.
Além disso, deverá dar uma olhada nas habilidades oferecidas pelos seus principais concorrentes, para entender o que os clientes estão buscando atualmente.
Dessa forma, consegue ficar por dentro do que precisa fazer para se destacar. Mapeie todas as habilidades e competências a serem desenvolvidas e elabore um plano de desenvolvimento.
A partir disso, reserve um espaço no seu orçamento para investir na capacitação de todos os colaboradores da equipe.
Afinal, é o trabalho em equipe por um objetivo em comum que faz com que o negócio cresça.
3. Utilize o marketing digital a seu favor
Desde que o home office se tornou comum, os clientes passaram a buscar os serviços desejados pelo ambiente virtual.
Isso significa que, se não marcar a sua presença na internet, quando o cliente buscar um bom escritório de contabilidade, ele dará de cara com os seus concorrentes.
Ademais, acabará se limitando apenas aos potenciais clientes que moram na sua região, fechando as portas para a possibilidade de parcerias com clientes que residem em outras cidades.
Por isso, é fundamental utilizar o marketing digital a seu favor, divulgando os seus serviços e as suas habilidades contábeis.
A dica é criar um perfil para o seu negócio nas principais redes sociais e criar um site oficial.
No site oficial, procure publicar artigos informativos de forma recorrente, para que o nome da sua empresa fique cada vez mais popular entre o seu público-alvo.
Isso faz com que o seu negócio ganhe autoridade e reconhecimento na sua área, além disso, o resultado final é atrair mais clientes para sua contabilidade, de todas as partes do Brasil.
Também deve utilizar o tráfego pago a seu favor, fazendo com que a sua propaganda sempre apareça em primeiro lugar nas buscas.
Um excelente investimento é contratar profissionais do marketing para ajudar nesse processo.
Também contrate uma boa equipe de atendimento para solucionar os problemas e queixas dos clientes o mais rápido possível, garantindo a satisfação do cliente.
Todas essas ações contribuem para que atraia cada vez mais clientes, aumentando o sucesso e o reconhecimento do seu negócio.
A inovação contábil muito além da tecnologia
Na área da contabilidade, assim como em todas as outras áreas, existem diversos profissionais conservadores, que tem receio de mudar processos, formas de atender o cliente, divulgar o trabalho e até adotar novas soluções tecnológicas.
Mas, é importante ter em mente que o mercado evolui naturalmente e as empresas que não acompanham essas mudanças podem perder muitas oportunidades.
Por isso, para se destacar da concorrência, é essencial acompanhar as atualizações da sua área de atuação.
No entanto, implementar a inovação contábil não precisa ser algo complexo. Comece com pequenas ações, mude pequenos hábitos, monitore os resultados e evolua aos poucos.
As mudanças gradativas são a uma forma segura de ficar em constante atualização, sem causar impactos radicais que podem assustar a equipe e até os clientes.
Para que você possa começar vamos deixar uma dica e um convite.
Comece sua inovação contábil de forma rápida, prática e investindo pouco. Conheça o Robô da CNSmart, a solução que automatiza as pesquisas no portal e-CAC da Receita Federal.
Aparentemente o CNSmart é uma solução tecnologia, no entanto suas vantagens vão muito além disso. Ele melhora muito a qualidade do trabalho contábil, dando agilidade para a equipe e segurança nas informações.
Clique em Teste grátis e conheça mais.